"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" João 8:32

Mas o que é a verdade? Por que existem tantas religiões? Todas tem a verdade? Será que existem tantas verdades assim?
Segundo a Bíblia, João 17:17 diz que a Bíblia é a verdade, portanto este blog foi feito pra você que procura a verdade e aguarda ansioso pela Volta de Jesus! Seja muito bem-vindo!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

SEITA OU RELIGIÃO?


O que é uma seita?

Se formos analisar a origem etimológica da palavra seita, encontraremos, no grego, o termo "Hairesis" que significa facção, partido, escolha, preferência, etc.

Pesquisando o significado da expressão seita na maioria dos dicionários (inclusive dicionários bíblicos), veremos conceitos como os descritos abaixo:

Seita:

- Doutrina que se afasta da opinião geral

- Grupo religioso que se separa de um corpo maior

- Conjunto dos indivíduos que a seguem

- Comunidade fechada, de cunho radical

- Facção, partido

Como vemos nestas definições, as principais características de uma seita são a divergência ideológica e o isolamento.

Algumas passagens bíblicas também se referem à seitas com sentido pejorativo:

"Levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (isto é, a seita dos saduceus), encheram-se de inveja," Atos 5:17

"Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés." Atos 15:5


"No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que pensas; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda parte é impugnada." Atos 28:22


Concluímos que seita, no que diz respeito à igreja refere-se à uma comunidade religiosa fechada, que não usa princípios bíblicos e sim estabelece suas próprias doutrinas heréticas, ou seja, contrárias às sagradas escrituras.

Observe as 28 crenças fundamentais da IASD no site abaixo:

http://setimodia.wordpress.com/2009/05/15/nisto-cremos-audios-com-as-28-doutrinas-adventistas/

No que ela mais se difere das demais?


A IASD considera o sábado como Bíblico e não anulado, a lei como não anulada, mas reafirmada (Marcos2:27; Mateus 5:17-20; João 15:10...)

A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) é uma seita?

Alguns evangélicos acusam a IASD de ser uma seita herética, por ela defender alguns princípios bíblicos que contrariam as doutrinas da maioria das igrejas, como por exemplo a guarda do sábado e a mortalidade da alma. Mas todas as suas doutrinas se fundamentam na Bíblia

No que diz respeito a ser uma comunidade "fechada", a IASD em nada se assemelha a uma seita. Pois é uma igreja aberta à todas as pessoas, de todas as religiões, e têm seus princípios doutrinários transparentes, abertos à quaisquer esclarecimentos e fundamentados unicamente na bíblia. Basta visitar uma IASD e conferir.

Ou seja, neste ponto, pode-se dizer que a IASD se iguala à maioria das igrejas evangélicas que conhecemos hoje.

Quanto aos princípios doutrinários, sabemos que cada igreja têm definidos os seus próprios princípios e doutrinas ( e todas dizem ser eles fundamentados na bíblia ). Analisando sob esta ótica, a IASD também não difere das outras igrejas, pois têm um corpo doutrinário estabelecido e fundamentado na Bíblia. Por mais que as outras igrejas tenham algo em comum ( como por exemplo a guarda do domingo, que não é bíblica, pois na Bíblia não apresenta base para a guarda desse dia e a crença na imortalidade da alma ), todas têm seus fundamentos doutrinários específicos, que caracterizam sua denominação religiosa.

No entanto, são acusados de hereges porque seguem todos os mandamentos de Deus ( ao contrário da maioria das denominações religiosas ).

Muitas igrejas promovem estudos bíblicos com o fim específico de acusar outras igrejas, entre elas a IASD; e muitas pessoas são levadas a crer em tudo que lhe é exposto, por serem impedidas, pela própria igreja que profere o estudo bíblico, de fazerem estudos bíblicos com os adventistas e de "conferirem" se todos os comentários e "evidências históricas" apresentados acerca da IASD são verídicos ou não.

É muito fácil acusar qualquer igreja de ser uma seita herética sem ter em mãos as devidas provas. Deste modo, qualquer escritor ou pastor cristão erudito e com boa capacidade de persuasão e eloquência pode facilmente levar pessoas ( principalmente novos convertidos e pessoas de pouca cultura ) a crerem em mentiras criadas com o fim de defender suas próprias doutrinas.

Muitos deles distorcem ou "forçam" a palavra de Deus a se ajustarem à suas doutrinas heréticas apresentando versículos isolados à novos convertidos. A maioria destes princípios fazem com que a Bíblia entre em contradição, pois em um versículo a bíblia diz uma coisa e em outro ela diz outra; e nós sabemos que a Palvra de Deus é perfeita e não entra em contradição.

A própria bíblia nos adverte que nos últimos dias haveriam falsas doutrinas e falsos profetas que enganariam a muitos utilizando até mesmo a própria bíblia para tal. O próprio satanás utilizou do recurso de basear-se em versículos bíblicos isolando-os de seu contexto para tentar enganar a Jesus, e este, com seu profundo conhecimento nas escrituras, conseguiu combater o inimigo.

Conclusão:

Temos que ter cuidado para não acreditar em tudo que nos é apresentado. Devemos procurar sempre analisar uma doutrina com muito cuidado e profundidade, principalmente no que diz respeito à questões fundamentais como a Lei Moral de Deus ( os dez mandamentos ). Nunca podemos analisar somente o primeiro ponto de vista que nos é apresentado e devemos, com sinceridade e humildade, atentar para o que a palavra de Deus nos adverte:

Colossenses Capítulo 2

4 Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.
8 Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.

Mateus Capítulo 7

15 Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.

II Pedro Capítulo 3

16 como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, nas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição.
17 Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que pelo engano dos homens perversos sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;

Para se acusar uma igreja de ser uma seita herética é preciso provar. Nunca podemos afirmar nada a respeito de NENHUMA denominação sem conhecê-la. Devemos conferir se o que é pregado e ensinado dentro de uma igreja, acerca de outra, corresponde realmente ao que efetivamente esta "outra" pratica.

Para saber se uma igreja é apostatada ou não devemos, primeiramente, saber o que é ensinado por ela e, em seguida, investigar o que é feito por esta igreja. Clique aqui e veja o que a IASD prega e o que ela faz.

http://www.jesusvoltara.com.br/

Na época do apóstolo Paulo, acusavam-no de estar fundando uma seita e por esse motivo Paulo foi perseguido, apedrejado, torturado, e a estes paulo disse em Atos 24:14, "Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas."

Atos 5:29 diz que importa obedecer a Deus que os homens.

A IASD está sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos, tanto no que diz respeito à sua doutrina quanto à sua história e origem. E lembre-se: estes esclarecimentos estão abertos a qualquer pessoa, de qualquer denominação religiosa.

10 comentários:

  1. Paz do Senhor!!!

    Seu blog é interessante, talves estarei vindo aqui para apreder mas daquilo que considero inlegitimo...

    Fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Olha até que eu queria acreditar nessa sua verdade, mas o problema está quando uma igreja se torna exclusivista com a IASD, você quer um exemplo?

    Recentemente mandei para o Sr° Leandro Quadros, homem ao qual vocês admiram muito esse texto:

    "Paz do Senhor irmão Leandro!!!

    Irmão é até bom que tenha escrito esse artigo para esclarecimento.
    Mas ainda estou com uma pulga atrás da orelha.
    Por que então os adventistas dizem ser os remanecente?

    Por que então os adventista dizem que quem observa o domingo, (que não é guardar, pois tem escala que eu trabalho no domingo)
    tem, ou aceitará o silnal da besta?

    Pastor tive um professor de violão que era desbravador, e me ensinou tudo que sabia sobre o sabado, só que eu não guardo o sábado por não achar necessário. Serei salvo?
    Observação: Não sou um ingnorante no assunto.

    Me descupe pastor, mas não é isso que ouço na radia novo tempo,na semana passada mesmo eu ouvir o Pr. Fernando Inglessias, de maneira sutil e indireta dizer que outras igrejas não oferecem um verdadeiro sacrificio de adoração ao Senhor.

    Se vocês acreditam mesmo que as outras igrejas sejam verdadeiras, por que vocês batizam as pessoas, mesmo elas sendo batizadas em outra igreja?
    Pastor, apesar do seu esforço para querer provar ao contrário, não acredito no senhor.
    Me desculpe!!!"

    Your comment is awaiting moderation.

    E como você ver o meu comentário não foi publicado.
    Será por que?
    São perguntas tão simples de responder, principalmente para um adventista.

    Olha o problema não está só no sabado, o sabado é o de menos, o problema está nos escritos de Ellen Whuite.

    Ela errou e errou muito, e querendo ou não, as doutrinas de vocês estão fundamentas nas visões, revelações e escritos de Ellen.

    Acredito que você seja uma cristã verdadeira, e provavelmente irá para o céu, mas para ser sincero, penso que é mais provavel você ser salvo do que o professor Leandro.
    Por que?
    Porque ele sabe das mentiras de Ellen, e continua ensinando que essa mentira é uma verdade.
    vou para por aqui.

    Espero que você seja uma cristã verdadeira, e não seja como os outros que depois de não terem resposta para perguntas dificil, falam todo tipo de palavras desagradavel.

    Paz do Senhor Jesus!!!

    ResponderExcluir
  3. 5 Razões (na Bíblia) porque deixei, fui salvo dos Adventistas do Sétimo Dia

    Seminarista Miguel Ângelo L. Maciel
    circa 2005



    1.ª Razão – Quanto à origem dos adventistas (Daniel 8:10-14)

    Os fundadores (Miller, Bates, Ellen White, Iram Edson) a princípio acreditavam que a Profecia de Daniel 8:10-14 se referia à volta de Cristo. Depois, com muita “cara-de-pau” mudaram a interpretação afirmando que profecia justifica sua própria origem e a existência de um santuário no céu.

    Estão totalmente fora de contexto pois, quando lemos todo o capítulo vemos que a profecia se refere claramente:
    a) À ira de Deus revelada no cativeiro babilônico (Daniel 8:19);
    b) Ao surgimento do Império Medo Persa (Daniel 8:4 e 20);
    c) Ao surgimento do Império Grego (Daniel 8:5 e 21);
    d) À morte súbita do rei da Grécia (Alexandre) e à divisão do Império Grego (Daniel 8:8);
    e) Ao engrandecimento de um dos reis (Antioco Epifânio) que surgiram desta divisão (Daniel 8:9-12);
    f) Ao período que este rei interrompeu o holocausto (168~165 a.C.) que era oferecido todas as tarde e todas às manhãs (Daniel 8:13-14).

    Ah, se os adventistas lessem humildes e contritos Daniel 8:16-19 em daí em diante quando Deus dá a entender a visão. Basta ler todo o capítulo pra se ver que eles estão totalmente fora de contexto.

    ResponderExcluir
  4. 3.º Razão – Quanto à doutrina adventista que diz que o Sacrifício de Jesus Cristo foi incompleto, estando Ele agora em um santuário celestial, completando a redenção – Juízo Investigativo. (João 5:24; João 17:4; João 19:30; Lucas 13:32; Heb. 5:9; Heb 7:27 ).

    A Bíblia é muita clara quando mostra que o Senhor Jesus Morreu UMA VEZ (Heb. 7:27) e que após isso sentou-se à destra de Deus (Colossenses 3:1; Heb. 1:3; Heb.: 1:13; Heb. 10:12; Heb. 12:2; I Pe 3:22). Estevão teve esta visão (Atos 7:56) quando estava pronto a morrer. Jesus estava de pé e não sentado pois estava naquela momento ministrando pelo Seu servo.




    4.ª Razão – Quanto à obrigatoriedade de se guardar à lei (sábado, comidas, etc..) e realizar boas obras para se merecer a salvação (Efésios 2:8-9)

    A Palavra de Deus nos mostra que ninguém será salvo por obra da lei (João 1:7; Atos 13:39, 15:24, 18:15, 21:21; Romanos 1:17, 3:20 e 28, 4:1-25; Gál. 2:16 e 21, 3:10 e 11, 4:10 e 11, 5:2; Hebreus 7:12, 19, 27, 10:29), mas pela Graça de Deus (Efésios 2:8-9). Ah, se os adventistas lessem humildemente e contritos as epístolas do Apóstolo Paulo aos Romanos e aos Gálatas!




    5.ª Razão – Quanto à doutrina adventista do aniquilacionismo (Mateus 25:41)

    Os adventistas reduzem a descrição clara e detalhada que a Bíblia faz do fogo e tormento eterno (pra sempre, sem fim, que nunca se apaga, etc) a um “foguinho” que vai se apagar, onde os ímpios (satanás inclusive) serão aniquilados, ou seja, que seu sofrimento terá um fim, contradizendo as Sagradas Escrituras (Mateus 25:41-46; Marcos 9:43-48, Lucas 3:17, 16:28; Apocalipse 14:11, 20:10).

    E ai o que me diz?

    ResponderExcluir
  5. 2.ª Razão – Quanto aos fundadores e a profetiza dos adventistas (Deut 18:22; Apoc. 22:18 e 19)

    Os fundadores (e atuais seguidores da seita) reservam-se o direito de possuírem revelação adicional à Bíblia (escritos de Ellen White), ensino contrário às Escrituras (Apoc. 22:18) e tem-na por profetiza (Hebreus 1:1). Entretanto, as suas profecias ou não se cumpriram (Deut. 18:22), ou são contraditórias, ou são absurdas, sendo que mais de 90% de seus escritos são plágios de outros escritores. Alguns exemplos:

    a) Porta da Graça fechada (Mensagens Escolhidas, vol I, p. 63);
    b) A volta de Jesus (O Testemunho de Jesus, p. 108, Primeiros Escritos, p. 15), contradizendo-se depois em (Mensagens Escolhidas, vol, I p. 76 e Testemunhos Seletos, vol. II, p. 359;
    c) Guerra civil americana (Testemony for The Church, vol. I);
    d) Cartão de ouro no céu (Primeiros Escritos, p. 3ª edição, 1988);
    e) Pessoas (inclusive Enoque) vivendo em Saturno (Primeiros Escritos, p.96-97 – edição 1967);
    f) Racismo (Mensagens Escolhidas, vol. II, p. 344;
    g) Crianças passando fome (Temperança, 158). [veja os textos por extenso na página: http://www.cacp.org.br/adv_egw_falhou.htm]

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Caro Jean, em breve colocarei comentários sobre o sono da morte e sobre o sábado.

    Mas sobre o seu primeiro tópico de que você diz que é doutrina adventista de que acreditamos que o sacrifício de Cristo foi incompleto, isso não existe em nenhuma de nossas crenças, não faz parte de nossa doutrina o que disse, o sacrifício de Jesus na cruz foi completo e definitivo nos dando a oportunidade de ganhar a vida eterna! Quanto ao fato de Jesus estar no santuário celestial, construído não por màos humanas (Heb 9:11), mas ministrando e atuando como nosso sumo sacerdote provando aos anjos e ao universo o julgamento de toda a raça humana e de onde Ele sairá para trazer o juízo e dar a todos segundo as suas obras (Apoc 20:12-13, Apoc 2:23, Apoc 22:12 e etc).

    ResponderExcluir
  9. Caro Jean, o maior problema é acreditar em pessoas mal intencionadas e de má fé que usam do artifício da mentira para criticar e desmerecer as obras da Sra White, neste blog não tenho postado nada sobre ela, tenho usado a Bíblia como argumento, e a Bíblia é a nossa única regra de fé, não é verdade que baseamos nossas doutrinas nas visões dela, pois ela nada fala além do que está na Bíblía.

    Quanto aos escritos da Sra White, não existem contradições, existe e existiram sim, pessoas mal intencionadas que usavam os escritos dela, inventavam palavras e pegavam coisas dela e tiravam do contexto e mudavam um pouquinho para dizer que era ela quem tinha dito, daí como a maioria das pessoas não procura averiguar se realmente é verdade, a informação mentirosa acaba sendo passada adiante.
    No caso do plágio, por exemplo, veja bem que já na década de 60 o assunto já era debatido e foi finalizado pela justiça como não sendo plágio, o que acontecia então? As referências bibliográficas que ela usou na época dela, não precisavam obrigatoriedade de se anexar ou citar as fontes de onde eram tiradas, ao contrário da informação que você passou, não foi 90% dos escritos dela, na verdade em 1 ou 2 livros dela ela cita textos de vários dos autores que ela pesquisava e não colocou de onde foi tirado, pois na época não era comum fazer, como hoje é obrigatório, portanto, ela não plagiou ninguém, o fato dela usar textos de outros autores não a torna menos inspirada, pois o mesmo fizeram Paulo, Pedro, João e muitos outros escritores da Bíblia que também se usavam de outras fontes que não eram só a inspiração divina.

    Quanto aos itens citados, eu achei interessante o item (e) que foi dito sobre Enoque em Saturno, eu tenho todos os livros dela e fui no livro Mensagens Escolhidas na página 96 e 97, sinto lhe dizer que NADA FALA DE ENOQUE OU SOBRE SATURNO, na p. 96 ela fala sobre um assunto da revista R. H. e na 97 é o início de outro capítulo, sobre A ordem Evangélica, nada a ver com isso, na verdade as páginas até estão erradas está na página 39 e 40, mas perceba a mal intenção do inventor da tal visão dela, a Sra White nào fala que Enoque estava morando em Jupiter ou saturno, ela conta em visão Enoque visitando outros mundo não caídos, ela nem ao menos fala sobre Jupiter ou Saturno, perceba que malícia, isso é uma "meia verdade", ou seja, uma mentira, as pessoas costumam retirar até partes de seus relatos e inventam um monte de especulações, mas será que estes acusadores não sabem que o que eles dizem é mentira? Sabem, mas se eles dizem uma meia verdade isso é o que importa, pois pelo menos eles sujaram a reputação dela, quem for procurar sobre ela sempre terá dúvidas... os boatos são construídos assim nào é?

    Caro amigo, nenhum destes acusadores sequer leu algum livro dela, essas meias informações são passadas de segundos e terceiros e assim vai sucedendo uma série de boatos e "meias verdades", eu procuro as fontes corretas pra sustentar minhas informações, não me contento com o que fulano ou site tal diz, tenho certeza absoluto de que se você parar pra ler um livro dela você se surpreenderá e entenderá o que estou dizendo.

    ResponderExcluir
  10. Na verdade o assunto de seita é muito difundido no meio evangélico porque se disserem que a Igreja adventista é uma seita, isso espantará pessoas de ouvirem e estudarem a verdade, uma mentira contada várias vezes se passa por "verdade", mas Deus não permitirá que seus filhos sinceros não conheçam a verdade e pereçam, todos que procuram com sinceridade receberão a mensagem e escolherão a verdade, mas existem e existirão os orgulhosos, os soberbos que dão ouvidos a doutrinas de homens (como o domingo e o arrebatamento )esses escolhem as suas próprias interpretações, Jesus não foi aceito por todos, a maioria dos judeus rejeitaram a Jesus e muito O rejeitarão também, pelos mesmos motivos que os judeus rejeitaram, porque eles acharam que eram melhores que os outros, ou porque achavam que eles é que estavam certos e porque achavam que Jesus estava criando uma seita!

    ResponderExcluir