"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" João 8:32

Mas o que é a verdade? Por que existem tantas religiões? Todas tem a verdade? Será que existem tantas verdades assim?
Segundo a Bíblia, João 17:17 diz que a Bíblia é a verdade, portanto este blog foi feito pra você que procura a verdade e aguarda ansioso pela Volta de Jesus! Seja muito bem-vindo!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Você crê na Bíblia toda ou só no Novo testamento?


Alguém respondeu: "De acordo com II Coríntios 3:14 o Velho Testamento foi abolido por Cristo na cruz ". O que você acha? Realmente o Velho Testamento foi abolido por Cristo na cruz? Devemos cuidar ao pegarmos um versículo da Bíblia isolado para explicarmos uma doutrina, segundo Isaías 28:10, a maneira correta de estudarmos as Escrituras é: "mandamento sobre mandamento, regra sobre regra um pouco aqui e um pouco ali".

Temos que levar em consideração que em outras versões o versículo é melhor explicado, vejamos:
  • Tradução Bíblia de estudo de Genebra:
II Cor 3:14: "mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem à leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado, que em Cristo ele é removido". Nesta versão vemos claramente o que é abolido, ou seja o que é removido, o véu!
  • Tradução na Linguagem de hoje:
"de fato a mente deles estava fechada, e até hoje quando eles lêem os livros do antigo testamento a mente deles está coberta com o mesmo véu e esse véu só é tirado quando a pessoa se une a Cristo".
  • Tradução na King james em Inglês:

"But their minds were blinded, for until this day remaineth the same vail untaken away in the reading of the Old Testament, which vail is done away in Chist."

A maioria das religiões afirmam e se apegam a passagem de II Cor 3:14 para tentar provar que o Velho Testameno todo foi abolido por Cristo na cruz, e consequêntemente a Santa Lei de Deus que estava na Antiga aliança. Mas como pudemos notar, pelas atuais e corrigidas traduções, o versículo não fala de abolir o Velho Testemento, fala sim, de se anular a exigência de se usar o véu na leitura da antiga aliança (v.14).

Escrituras? Quais?

  • O mesmo Jesus que morreu na cruz pelos nossos pecados, sempre citou as escrituras, João 5;39, Jesus pede que examinemos as Escrituras, que Escrituras são estas? O velho Testamento, pois na época de Jesus e dos apóstolos só existia o Velho Testamento. Os cristãos afirmam que seguem a Bíblia como regra de fé, mas acho que se esquecem que só "seguem" realmente o Novo Testamento.
  • Em II Tim 3:14-16, Paulo disse a Timóteo, muito tempo após Jesus ter morrido, que ele observasse o que tinha aprendido das Escrituras Sagradas, e reafirma que TODA A ESCRITURA SAGRADA É DIVINAMENTE INSPIRADA! quando Paulo disse a Timóteo: TODA A ESCRITURA SAGRADA, ele se referia ao Novo ou ao Velho Testamento? Eles usavam o Velho Testamento!
  • Se considerarmos que todo o Velho Testamento foi abolido devemos considerar então que TUDO o que consta nele também foi abolido, certo? E o que temos no Velho Testamento? Doutrinas sobre o dízimo e ofertas, sobre os 10 mandamentos, sobre o relacionamento sexual entre pai e filho, o relacionamento homosexual, sobre as relações sexuais com animais, sobre o comer carnes imundas, sobre profecias revelando o Messias, sobre a Volta de Jesus e muitas outras... mas não vemos anulação de algumas destas práticas, que constavam no Velho testemento, hoje, na maioria das Igrejas.
  • Em João 10:35, Jesus diz que a Escritura não pode ser anulada, observe desde o versículo 34 e encontraremos referência ao Velho Testamento, a Velha Aliança! Quem está dizendo que não pode ser anulada é o próprio Jesus!
Portanto, concluímos que a Bíblia não se contradiz, ela é clara quando diz que devemos estudar a Palavra de Deus, mas temos que tomar muito cuidado para não nos apegarmos a um versículo, uma única tradução e nos esquecermos de observar as referências bíblicas e o seu contexo exato. Deus não muda nunca (Mal 3:6), e se Ele é imutável, Sua palavra também é, notemos portanto que o Velho Testamento apontava para alguém que SUBSTITUIRIA os sacrifícios e festivais relacionados ao Cordeiro e o Novo Testamento apresenta o próprio Cordeiro que levou sobre si todos os pecados que antes só poderiam ser perdoados mediante o sangue de um animal. Esse cordeiro, Jesus, veio e cumpriu a profecia do Velho Testamento, Jesus veio para nos redimir e nos libertar do pecado, Ele se fez sacrifício, doando Seu próprio sangue para nos limpar da mancha do pecado, mas infelizmente o pecado ainda está nesta Terra, portanto a cada dia, devemos ir ao Cordeiro de Deus, Jesus e pedir que Seu sangue nos purifique e nos santifique, pois sem esta santificação não poderemos ver a alva (Heb 12:14).

Um comentário:

  1. Gostaria que me respondesse porque foi fixado o ano de 1844 como o Tempo de Juizo investigativo, início do juizo.Com base em que calendário foi fixada essa data?
    Muito obrigado. Estou muito satisfeito com a matéria apresentada.
    Deus lhe abençoe ricamente.

    ResponderExcluir